“Uma das mudanças mais fundamentais para os designers e para o processo de Design será a modificação de foco de objetos para relações.”

 

Terry Irwin

DESIGN DE

CONEXÕES

A nova fronteira para o Design é preparar "designers de conexões".

Você se habilita?

Um curso de formação com 8 semanas de duração, com as ferramentas e repertório para quem deseja se tornar um(a) designer de conexões.

Início da formação da próxima turma dia 16/03/2022. 

 

Vagas limitadas. Uma turma por ano

POR QUÊ?

O CHAMADO

O Design de Conexões é uma metodologia autoral desenvolvida pelo Instituto Amuta para transformar relacionamentos e construir comunidades a partir de uma abordagem de Design. 

 

Embora o Design seja historicamente utilizado na criação de coisas, essa abordagem já vem há alguns anos evoluindo em sua prática com objetivo de impulsionar transformações em sistemas, e é nesse campo de Design que entra o Design de Conexões. 


O objetivo do Design de Conexões é transformar o contexto, para que os padrões de relações entre os agentes daquele sistema possam se reconfigurar. E uma vez transformando essas relações que ocorrem dentro dessa cultura particular, o campo se torna fértil para a emergência dos resultados de negócio. 

BINGO DA

DESCONEXÃO

PARECE FAMILIAR?

Não temos a menor ideia de como nos organizar para trabalhar juntos de forma que potencialize nosso engajamento e resultados! 

 

Fomos socializados para competição, performance, conflito, silenciamento, e quando estamos em comunidades e organizações, vivenciamos repetidamente os mesmos problemas e não temos a menor ideia como sair desse ciclo vicioso. 

2
press to zoom
3
press to zoom
4
press to zoom
5
press to zoom
6
press to zoom
7
press to zoom
8
press to zoom
9
press to zoom
10
press to zoom
11
press to zoom
12
press to zoom
13
press to zoom
1/1

COMO?

O QUE ESPERAR

DESSA JORNADA

A partir da formação, espera-se que os agentes se tornem capazes de construir, nutrir e evoluir comunidades. Ao longo da formação os participantes desenvolvem suas capacidades de:

HEAD

 REPERTÓRIO 

Ampliar seu repertório sobre como construir e nutrir relacionamentos a partir de uma curadoria das princi- pais pesquisas da ciência comportamental e psicolo-gia positiva  sobre constru-ção de relacionamentos e comunidades.

HEART

 RELAÇÕES 

Desenvolver a capacidade de sustentar o desenvolvi-mento de suas comunidades e criar o espaço para relacionamentos saudáveis

HANDS

 AÇÃO 

Desenhar os fundamentos para construção de comu-nidades, criar artefatos de conexão para intervenções na evolução de relações, criar e acompanhar objetivos e métricas de comunidade.

O QUÊ?

NOSSA JORNADA

  • Aulas síncronas realizadas na plataforma Zoom (todas as aulas ficam gravadas e disponibilizadas para os participantes por 6 meses)

  • Envio de conteúdos e experiências sugeridas entre encontros (disponibilizadas para os participantes por 6 meses)

  • Duração do programa: 8 semanas

  • Horário dos encontros: 18h30 às 21h às quartas feiras 

  • Início do curso: 16/03

Curadoria de pesquisas e artefatos de conexão

Conteúdos em texto e áudio para aprofunda-mento (disponíveis por 6 meses)

Toolkit com ferramentas e processo do Design de Conexões

Encontros síncronos gravados (disponíveis por 6 meses)

Ferramentas de processamento de aprendizado

Comunidades de pequenos grupos como espaço de experimenta-ção e conexão

Mentoria em grupo com Marcelle Xavier (exclusivo para os primeiros inscritos)

Módulo 1: Por que estamos aqui e por que Design?


Nesse módulo ampliamos o nosso olhar para o Design como disciplina, e as ferramentas, habilidades e visões de mundo disponíveis para a transformação de comunidades e relações.




Módulo 2: Por que as relações e comunidades estão construindo o futuro?


Exploramos visões e narrativas de futuro a partir de uma perspectiva da interdependência, e aprofundamos em cases reais dentro e fora de organizações, passando pelas sete categorias de comunidades do Design de Conexões.




Módulo 3: Design de conexões 101


Aprofundamos nos 3 pilares do Design de Conexões, utilizamos uma ferramenta de diagnóstico de suas relações e comunidades, e exploramos uma ferramenta de desenho de objetivos e resultados para projetos de DC.




Módulo 4: O processo do Design de Conexões


Exploramos o ciclo do Design de Conexões ampliando nossa capacidade de observar sistemas (através do head, heart e hands), de identificar e processar padrões, de criar experimentos a partir de hipóteses baseadas em pesquisas consolidadas, de sustentar experimentos, e de extrair aprendizados para contínua evolução dos sistemas que interagimos.




Módulo 5: Construção de identidade e pertencimento


Entramos no pilar de identidade, e nos sub aspectos que ajudam na construção de senso de pertencimento (propósito, acordos e papéis). Exploramos conteúdos, pesquisas e artefatos para elevar o pertencimento.




Módulo 6: Construção de relações interdependentes


Entramos no pilar de relações, e nos sub aspectos que ajudam na construção de senso de pertencimento (autonomia e intimidade). Exploramos conteúdos, pesquisas e artefatos para elevar a qualidade das relações e desbloquear o fluxo do amor.




Módulo 7: Design de rituais e experiências que amplificam significados


Entramos no pilar de experiências, e nos sub aspectos que ajudam na construção de senso de pertencimento (elevação, gatilhos emocionais e transições). Exploramos conteúdos, pesquisas e artefatos para elevar o significado nos grupos que fazemos parte.




Módulo 8: Aprendizados e encerramento


No nosso último encontro consolidamos o aprendizado explicitando os marcos, avanços e criando rituais de transição para construção das bases para atuação no mundo




Aulas extras


- Acupuntura organizacional - Ale Gruber - Thinking Environment - Marcelle Xavier - Abordagem Centrada na pessoa - Brunna Martinato





PARA QUEM É

ESSE CHAMADO?

PARA VOCÊ

  • Para você que marcou pontos no bingo da desconexão;

  • Para você que quer ampliar seu repertório relacional e se tornar um melhor líder;

  • Para você que quer construir ou amplificar comunidades;

  • Para você que quer ferramentas práticas construir espaços baseados em relações de qualidade.

QUEM IRÁ

FACILITAR

Marcelle Xavier

 Iniciadora do Instituto Amuta 

Marcelle Xavier desenha experiências que permitem que pessoas e relacionamentos se desenvolvam em sua potência. Fundadora do Instituto Amuta, membro da consultoria de aprendizagem nōvi e idealizadora do projeto social de educação Amadorismo, realiza projetos que auxiliam organizações a se tornarem mais humanas e criativas. Desde 2014, atua como facilitadora, designer de experiências e criadora de comunidades, e utiliza ferramentas como Teoria U, Design Thinking, Thinking Environment, Transition Design e Constelações Sistêmicas.