O tabu da amizade no ambiente de trabalho.
Quando eu tinha aproximadamente 23 anos, ao entrar em uma nova empresa fui recebida por um gestor que me disse “seja bem vinda, você vai fazer muitas amizades aqui”. Essa frase me surpreendeu, eu não esperava que essa seria a primeira mensagem que receberia ao chegar em um novo trabalho. Essa simples afirmação me contou que eu estava prestes a viver uma experiência de trabalho diferente, e que sim, eu estava ali também para fazer amizades. Essa experiência numa fase mais inicial da minha carreira se tornou uma referência do tipo de trabalho que eu gostaria de construir.
Já fiz várias amizades no trabalho, algumas mais profundas que carrego até hoje, outras mais circunstanciais e que não permaneceram com o passar do tempo. Mas todas as conexões que fiz no trabalho me ajudaram a viver a minha rotina de maneira mais leve, divertida e significativa.
Em 2016 resolvi trabalhar como autônoma, empreender, mudar de cidade e sair de um modelo de trabalho tradicional. Foi uma jornada importante profissionalmente, mas em alguns momentos muito solitária. A ausência de uma rotina de encontros diários com outras pessoas, de rituais de conexão, de ter oportunidade de convívio com um grupo foi uma consequência doída e inesperada pra mim.
Precisei de alguns anos para construir uma rede em torno do meu novo trabalho, e hoje uma parte significativa das minhas amizades pessoais vieram dessa conexão profissional. Pessoas que me abriram portas, que me apresentaram pessoas e empresas que eu jamais chegaria sozinha, que me trouxeram novos conhecimentos, que me fizeram companhia e que tornaram meu trabalho realmente significativo.
2 amigas dentre tantas que tenho graças ao meu trabalho
Acredito que qualquer pessoa pode se nutrir de um ambiente de trabalho mais favorável a amizades e foi por isso que convidei a Larissa Magrisso para criarmos juntas um trabalho profundo de fomento a amizades no trabalho.
Desenvolvemos um material (gratuito) que resume algumas das nossas pesquisas sobre o tema, e 3 soluções para organizações que querem dar atenção a esse tópico tão importante para retenção, engajamento, eficiência e bem estar das funcionárias. Saiba mais aqui. Criamos também um deck de cartas (em breve você pode comprá-lo na nossa lojinha) e um encontro online e gratuito para quem quer um tempo de qualidade para nutrir e aprofundar uma amizade. Inscrições aqui.
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Existe todo um tabu em torno da criação de amizades no ambiente de trabalho. Já escutei coisas como:
Ah, mas como fazer amizades no ambiente de trabalho se as pessoas que estão ali não escolheram a companhia umas das outras verdadeiramente?
Como fazer amizades no trabalho sendo que aquilo que une as pessoas é muitas vezes a necessidade financeira, e não um real desejo de sociabilização?
Se as pessoas se tornam amigas, não vão misturar as coisas?
E se a gente precisar dar um feedback difícil, ser assertiva, tirar a pessoa de um projeto? Não vai prejudicar nossa amizade?
Se as pessoas se tornarem amigas, elas não irão se juntar para falar mal da empresa e da liderança?
Essa historinha de fazer amizades do trabalho não é uma manobra das empresas que não querem investir em direitos mínimos trabalhistas e querem manipular as pessoas para ficarem mais tempo trabalhando?
Eu consigo compreender e validar cada um desses pontos.
É fundamental ter uma visão crítica em relação a organizações que pregam o amor e a amizade como desculpa para não garantir direitos trabalhistas mínimos como cargas horárias decentes e bons salários.
É realmente importante considerar que essas relações no trabalho são atravessadas pelo capital, por culturas corporativas que muitas vezes reforçam comparação e competição, por necessidades e interesses financeiros.
Eu tenho muitas amizades no trabalho e é inegável que as relações se tornam mais complexas quando adicionamos essa camada - temos muito mais fricção e com isso mais necessidade de conversas honestas, corajosas e às vezes desafiadoras.
Mas a minha experiência, e diversas pesquisas comprovam que ter amizades no trabalho é bom para as pessoas e para a organização. Se passamos tanto tempo trabalhando o mínimo que precisamos é de relações que nos nutrem.
Quando temos amigas no trabalho confiamos mais umas nas outras, o trabalho se torna mais fluido, situações desafiadoras se tornam menos estressantes, ficamos mais abertas e colaborativas e acessamos uma rede de trocas informais que ampliam nosso aprendizado e capacidade de ação no trabalho.
Empresas que investem em ambientes que facilitam a criação de amizade tem funcionárias mais felizes, engajadas, com melhor saúde mental, menos absenteísmo e mais envolvidas no trabalho.
Mas enquanto fazer amizades no trabalho ainda for um tabu, menos teremos ambientes saudáveis, rituais e convites que, como meu chefe aos 23 anos, nos impulsionam a sim, ir para o trabalho para fazer amigas.
Quer saber mais sobre como e porquê criar amizades no trabalho? Baixe nosso ebook gratuito. https://bit.ly/46949IC
Beijos e até breve com mais atravessamentos,
Marcelle Xavier
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