Ajuda a gente nesse novo projeto?
Toda vez que eu tenho um projeto demandante, a primeira coisa que abro mão é de cuidar da minha saúde, o que me deixa presa em um ciclo de estresse, cansaço e ansiedade. Deixo de priorizar atividade física, troco a comidinha caseira por um delivery que vai matar minha fome emocional, fico mais estressada e consequentemente mais impaciente com as pessoas ao meu redor, durmo pior… E assim entro em um ciclo de retroalimentação negativa que me deixa ainda mais cansada, ansiosa e sobrecarregada.
Você também já se sentiu assim? Provavelmente sim, afinal, o Brasil ocupa o segundo lugar em número de casos de estresse diagnosticados, superado apenas pelo Japão, onde 70% da população é afetada pelo problema. (ISMA). Transtornos mentais estão entre as três principais causas de afastamento do trabalho (Justiça do Trabalho) e em 2023 houve um aumento de 38% nos afastamentos por problemas mentais (Ministério da Previdência Social).
Um corpo solitário é um corpo estressado.
Nossas relações são a pior e a melhor coisa para o nosso sistema nervoso e consequentemente para a nossa saúde. É por isso que para olhar para a saúde precisamos também cuidar da qualidade das nossas relações e tratar esse aspecto da nossa vida como alavanca para uma saúde melhor.
A solidão é pior para a nossa saúde do que não praticar exercícios, tão prejudicial quanto ser alcoólatra e 2x mais prejudicial do que ser obesa. Estatisticamente, a solidão equivale a fumar 15 cigarros por dia. O que acontece é que nós evoluímos enquanto espécie para viver em tribo, é por isso que nosso corpo experimenta a solidão como um ataque físico.
O Instituto Amuta em parceria com o Dan Pinheiro está preparando uma nova iniciativa, um movimento importante para apoiar transformações na nossa saúde a partir das nossas relações dentro das organizações.
Para isso queremos ouvir vocês. Criamos esse formulário para avaliar a sua saúde a partir de um olhar para o contexto das relações no ambiente de trabalho. Leva só alguns minutinhos, para responder clique aqui.
Para agradecer todo mundo que nos ajudar respondendo, vamos compartilhar todos os nossos aprendizados em breve por aqui! Ajuda a gente?
Beijos e até breve com mais atravessamentos,
Marcelle Xavier
Comments